PT EN
Quero Visitar Quero Expor

Todas Notícias Voltar

Público pode simular solda em realidade aumentada na Metalurgia

Publicado em 14/09/2018 - 16:20  

Thumb post image

Experiência será disponibilizada no estande do SENAI em parceria com a Weld Vision

Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo SENAI e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual.

O simulador de solda é utilizado por indústrias para capacitação de profissionais e em laboratórios de escolas técnicas para aulas práticas dos cursos de soldador. A solda pode ser simulada virtualmente nos três processos: Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Joacy Alcântara Neto, especialista de operação do simulador da Weld Vision, explica que o treinamento com o simulador garante a prática e habilidade necessária para desenvolver uma situação real, com a vantagem de otimizar o tempo de treinamento do profissional ou estudante, reduzir o consumo de energia, dispensar o uso dos consumíveis de soldagem e peças de trabalho, não emitir gases e não expor o aluno ou profissional em treinamento a condições de risco. “Quando vai para o ambiente fabril o soldador tem os conhecimentos necessários para executar os processos de operação com precisão, na posição e distâncias adequadas e com a postura ideal”, reforça.

O equipamento é formado pelo simulador Weld Vision, software vitalício, máscara leitora de realidade aumentada, luvas, tocha MIG, tocha TIG, porta eletrodo, peças de simulação cilíndricas e planas, suporte de fixação e posicionamento das peças de simulação, simulação para solda em aço carbono, e na versão PRO para alumínio e inox, além de caixa de transporte.

Concurso de solda em realidade aumentada para estudantes

Durante a Metalurgia, o SENAI e Weld Vision também realizam o concurso de solda em realidade aumentada, para 21 estudantes inscritos. Em grupos de três, cada aluno solda dois tipos de junta em cada processo – Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Um comissão de professores do SENAI e da Weld Vison fará a avaliação do resultado na tela do computador. Serão considerados os critérios de uso adequado dos EPIs, velocidade, trajetória e distância do arco, descontinuidades (que revelam defeitos de respingo, porosidade, falta de penetração e mordedura) e acabamento.

As sessões do concurso serão realizadas às 15h e 19h, de terça (18) a quinta (21), e às 15h na sexta-feira (22). Às 19 horas, de sexta-feira, serão divulgados os resultados com premiação dos vencedores. Para o professor do SENAI Célio Cabral Filho, especialista em soldagem, o simulador de solda em realidade aumentada mudou o jeito de dar aula. “O aluno tem mais liberdade, autonomia e responsabilidade em uma condição ideal de aprendizado. O equipamento minimiza os erros na prática e possibilita o uso dos parâmetros adequados”, explica.

Vídeo do simulador em realidade avançada: https://youtu.be/y3CgN8e8g-I

Serviço

Metalurgia 2018 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 18 a 21 de setembro de 2018

Horário: 14h às 21h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville – SC

Realização:

Apoio:

Organização: Messe Brasil

Credenciamento de visitantes: www.interplast.com.br

Acesso a partir de 14 anos

 

Assessoria de Comunicação – Messe Brasil
Simone Hülse Feuser – 47 99911-5501 – simone@hfcom.net.br