PT EN
Quero Visitar Quero Expor

Todas Notícias Voltar

Metalurgia na web - fontes diversas

Publicado em 17/09/2018 - 08:22  

Thumb post image

Indústria 4.0 (Florianópolis-SC)

17/09/2018 00:00:00

Metalurgia oferece 36 horas de conteúdo técnico gratuito para profissionais do segmento | Indústria 4.0
Novidade na Metalurgia 2018, os Workshops promovidos por expositores e pelo Espaço Portal Aquecimento Industrial, trazem conteúdo técnico qualificado ao evento. São 36 horas gratuitas de oportunidade para profissionais do segmento aperfeiçoarem o conhecimento técnico, durante o evento em Joinville, de 18 a 21 de setembro.
O workshop da Saint-Gobain ?Uso de carbeto de silício em processos de fundição de ferros fundidos?, na Metalurgia, apresentado pelo engenheiro de materiais Klebson Silva, atual gerente comercial para a linha metalúrgica da empresa, é uma oportunidade para os profissionais do setor compreenderem todos os efeitos do carbeto de silício no processo produtivo em fundição de ferro fundidos. O carbeto de silício (SiC) é um componente inorgânico formado a partir da ligação entre um átomo de silício e um átomo de carbono com coordenação tetraédrica. O carbeto de silício metalúrgico é utilizado como fonte de silício e carbono com baixos níveis de impureza e proporciona uma melhor nucleação no ferro fundido. O grão de carbeto de silício metalúrgico tipicamente possui uma granulometria de 0x10mm e é utilizado em fundições em fornos a indução. Sua pureza pode variar de 70% a 96% dependendo da necessidade de cada fundição. O carbeto de silício também pode se r utilizado na forma de briquete em fornos cubilô.
Com o tema ?Inspeção de raios X - Soluções por fluoroscopia e tomografia computadorizada?, o palestrante Carlos Sergio Abib, da Shimadzu, explora as técnicas utilizadas em análises de materiais e processos. Ele detalha que a inspeção por Raio-X é um método de análise não destrutivo que permite a obtenção de imagens termográficas em 3D de peças e materiais, possibilitando a observação da estrutura interna com grande riqueza de detalhes, em função da grande ampliação das imagens. Dessa forma, é possível visualizar e medir características internas complexas, sem demonstrar ou danificar as peças/materiais, o que reduz o tempo de inspeção e facilita o rastreamento de defeitos de fabricação. Em virtude dessas características, a técnica é amplamente utilizada em muitas áreas de pesquisa e desenvolvimento, para análise morfológicas e de alternância de estrutura e, para controle de qualidade relacionados à inspeção de pré-produção, análise de falhas e inspeção de lotes.
A tecnologia desenvolvida pela STEINERT para a separação de materiais em processo de reciclagem de alumínio será demonstrada em workshop na Metalurgia. Com o tema ?Recuperação de alumínio para reciclagem - estado da arte em tecnologias de separação por Eddy Current?, Leandro Campos Araújo, detalha como ocorre a separação por correntes de Foucault (Eddy Current), usada para separar materiais metálicos não magnéticos e condutores de materiais não condutores. ?Nesse sentido, a linha STEINERT Eddy Current fornece a base econômica para todos os sistemas de reciclagem que envolve a extração de metais não ferrosos, graças à sua confiabilidade, vida útil longa e excelentes resultados operacionais?, explica Leandro. Os equipamentos STEINERT foram desenvolvidos para atender as mais diversificadas aplicações, incluindo a separação de embalagens, escórias, sucata eletrônica, lixo urbano, lascas de madeira, entre outros materiais.
?Faça o seu forno falar com você!?. Esse é o tema do workshop que Claudio H. Goldbach, CEO da Perfil Group, apresenta na Metalurgia 2018, representando a empresa do grupo, a TERMICA Solutions. O trabalho foi o case foi vencedor do Innovation Award no Future Aluminium Forum, realizado em maio, na Itália. A TERMICA Solutions foi premiada por transformar fornos em equipamentos 4.0. Em sua palestra Goldbach demonstrará um exemplo prático de como é possível digitalizar todos os fornos da planta de uma empresa, operando-os no conceito da indústria 4.0, com monitoramento remoto das atividades e evitando exposição de profissionais a atividades de risco. Claudio H. Goldbach é CEO da PERFIL Group, holding controladora de empresas da área térmica no Brasil e Estados Unidos e diretor da ABII - Associação Brasileira de Internet Industrial.
Os ?Diferenciais da VCM no Processo de Caldeiraria? estarão na pauta da palestra que abre os workshops de expositores da Metalurgia. Apresentado por Carlos Roberto Valim, CEO da VCM, o workshop evidencia que reinventar também é inovar e que, nos setores mais saturados, pode estar um enorme potencial de inovação. ?Justamente porque estão saturados, os processos costumam ser ineficientes e os principais players já estão acomodados. É o ambiente ideal para inovar e se diferenciar no mercado?, explica Valim. ?Fora da caixa é o melhor ângulo para enxergar as melhores oportunidades?, acrescenta. A cultura da VCM no setor de fabricação e manutenção é inovar em qualidade e bom atendimento, com foco em atender a necessidade do cliente e planejar soluções customizadas, primando pelo preço, prazo e qualidade.
A programação completa dos Workshops está disponível no site da feira http://www.metalurgia.com.br/congresso. Inscrições no mesmo endereço.
Serviço
Metalurgia 2018 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 18 a 21 de setembro de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville - SC
Promoção e realização: ABIFA - Associação Brasileira da Indústria de Fundição
Organização: Messe Brasil - www.metalurgia.com.br

Aconteceu em Joinville-SC

17/09/2018 09:16:56

Público pode simular solda em realidade aumentada na Feira da Metalurgia
Editoria/Coluna/Seção/Autor: Redação
Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo SENAI e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual.
O simulador de solda é utilizado por indústrias para capacitação de profissionais e em laboratórios de escolas técnicas para aulas práticas dos cursos de soldador. A solda pode ser simulada virtualmente nos três processos: Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Joacy Alcântara Neto, especialista de operação do simulador da Weld Vision, explica que o treinamento com o simulador garante a prática e habilidade necessária para desenvolver uma situação real, com a vantagem de otimizar o tempo de treinamento do profissional ou estudante, reduzir o consumo de energia, dispensar o uso dos consumíveis de soldagem e peças de trabalho, não emitir gases e não expor o aluno ou profissional em treinamento a condições de risco.
?Quando vai para o ambiente fabril o soldador tem os conhecimentos necessários para executar os processos de operação com precisão, na posição e distâncias adequadas e com a postura ideal?, reforça.
O equipamento é formado pelo simulador Weld Vision, software vitalício, máscara leitora de realidade aumentada, luvas, tocha MIG, tocha TIG, porta eletrodo, peças de simulação cilíndricas e planas, suporte de fixação e posicionamento das peças de simulação, simulação para solda em aço carbono, e na versão PRO para alumínio e inox, além de caixa de transporte.
Concurso de solda em realidade aumentada para estudantes
Durante a Metalurgia, o SENAI e Weld Vision também realizam o concurso de solda em realidade aumentada, para 21 estudantes inscritos. Em grupos de três, cada aluno solda dois tipos de junta em cada processo - Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Um comissão de professores do SENAI e da Weld Vison fará a avaliação do resultado na tela do computador. Serão considerados os critérios de uso adequado dos EPIs, velocidade, trajetória e distância do arco, descontinuidades (que revelam defeitos de respingo, porosidade, falta de penetração e mordedura) e acabamento.
As sessões do concurso serão realizadas às 15h e 19h, de terça (18) a quinta (21), e às 15h na sexta-feira (22). Às 19 horas, de sexta-feira, serão divulgados os resultados com premiação dos vencedores. Para o professor do SENAI Célio Cabral Filho, especialista em soldagem, o simulador de solda em realidade aumentada mudou o jeito de dar aula. ?O aluno tem mais liberdade, autonomia e responsabilidade em uma condição ideal de aprendizado. O equipamento minimiza os erros na prática e possibilita o uso dos parâmetros adequados?, explica.
Vídeo do simulador em realidade avançada: https://youtu.be/y3CgN8e8g-I
Serviço
Metalurgia 2018 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 18 a 21 de setembro de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville - SC
Realização:
Apoio:
Organização: Messe Brasil
Credenciamento de visitantes: www.interplast.com.br
Acesso a partir de 14 anos
2018-09-17
Redação

BCS Automação (Novo Hamburgo-RS)

17/09/2018 09:24:46

METALURGIA SE DESTACA COM ALTA DO SETOR
Editoria/Coluna/Seção/Autor: marketing

Acontece de 18 a 21 de setembro, a 11ª Metalurgia - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, em Joinville (SC). A expansão da Indústria 4.0. traz o estado de Santa Catarina como o segundo maior na produção de ferro fundido no Brasil, com a Metalurgia sendo realizada em um cenário favorável para o setor.
O evento reúne grandes tecnologias, fornecedores de máquinas, equipamentos e matéria-prima, além de serviços para fundição. Durante a Metalurgia os visitantes terão a oportunidade de participar de eventos simultâneos, à feira que se tornou a principal do Brasil, traz nesta décima primeira edição a Plenária da Abifa, o CINTEC Fundição - Feira e Congresso de Inovação e o Espaço dos Especialistas da Engenharia, realizado em parceria com o Portal Aquecimento Industrial.
?A feira cumpre o seu papel de ferramenta de relacionamento e negócios, consolidando-se como o investimento em marketing B2B mais completo, por possibilitar o contato presencial entre fornecedor e cliente?, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, empresa responsável pela organização da Metalurgia.
Com o Brasil em 7º lugar no ranking mundial de produção de fundidos, o país se destaca na indústria automotiva, fornecendo peças de componentes automotivos, abastecendo fábricas com componentes de automotores e autopeças. O país ainda se evidencia por entregar peças para montadoras de automóveis, caminhões, ônibus e tratores.
A Metalurgia é uma realização da ABIFA - Associação Brasileira de Fundição com a Messe Brasil e reúne os principais nomes da indústria brasileira e internacional, atraindo um público qualificado e gerador de negócios para o evento.
Evento: Metalurgia - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para a Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços.
Data: 18 a 12 de setembro
Horário: 14h às 21 horas
Local: Pavilhões Expoville, Joinville - Santa Catarina
Mais informações: www.metalurgia.com.br

Simpesc (Joinville-SC)

17/09/2018 08:36:44

METALURGIA concentra tecnologias inovadoras de toda a cadeia de fundição abrangendo máquinas, equipamentos, produtos e serviços
Editoria/Coluna/Seção/Autor: Maris
De 18 a 21 de setembro, em Joinville/SC, evento reúne feira e congresso, workshops, competição de solda em realidade aumentada, encontros setoriais e rodada de negócios.
Joinville, setembro de 2018-De 18 a 21 de setembro, empreendedores e profissionais da indústria de fundição brasileira, reúnem-se em Joinville para a Metalurgia 2018 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. São 120 expositores vindos de 39 diferentes cidades do Brasil, além da China, Espanha e Itália, que ocupam área de 8.000 m² de exposição no Centro de Convenções e Exposições Expoville. A expectativa é receber um público de 12 mil visitantes vindos, principalmente, dos estados brasileiros com a maior relevância no mercado de fundição - SC, PR, RS, SP e MG - e gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios a partir da feira e nos 18 meses seguintes.
Realizada a cada dois anos, a edição de 2016 contemplou o auge da crise e mesmo assim cumpriu a sua missão. ?Agora, com o cenário mais favorável, observamos que as empresas buscam tecnologias inovadoras para produzir mais com menos recursos?, avalia Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento. Dedicado a fornecedores das indústrias de metalurgia, fundição, alumínio, siderurgia e serviços, a Metalurgia 2018 recebeu um incremento, com a adesão de 53 novas marcas.
A feira conta ainda com uma série de eventos simultâneos como o congresso técnico Cintec Fundição, organizado pela Unisociesc e voltado para os desafios da indústria 4.0. Pela primeira vez terá Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, em 16 palestras. Outra novidade é o Espaço Portal do Aquecimento Industrial integrado à feira que aborda assuntos relacionados à indústria 4.0, aquecimento industrial e tecnologias voltadas às fundições, além de oferecer 18 palestras gratuitas. Juntas, as palestras dos workshops de expositores e do Portal do Aquecimento somam 36 horas de conteúdo especializado gratuito para profissionais do setor.
Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo SENAI e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual. Havrá também um concurso de soldas para estudantes previamente inscritos.
A Rodada de Negócios é outra inovação que reúne à mesma mesa compradores e vendedores do segmento, uma oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez. A ABIFA realiza ainda a reunião plenária para associados, com apresentação dos resultados do setor, e por meio do COINFU, grupo de Não Ferrosos e Fusão/Refratários, realiza Workshops.
Juntas,todas essas atividades fazem da Metalurgia um evento completo e devem atrair um público ainda altamente qualificado em ambiente próprio para negócios e acesso aos mais recentes lançamentos e tecnologias do mercado. ?Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops e agilidade em fechamento de negócios por meio da rodada?, destaca Spirandelli. A sede do evento é outro ponto favorável, por ocorrer no centro dos estados mais industrializados do país, equidistante dos polos brasileiros de Metalurgia do RS, PR e SC, e na cidade que concentra uma das principais fundições do mundo, motivos que asseguram o seu sucesso entre expositores e profissionais do setor.
Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia é uma realização da ABIFA (Associação Brasileira da Fundição) e têm o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da ABIMEI (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), do ICZ (Instituto Brasileiro de Metais Não Ferrosos), da Sociedade Brasileira de Metrologia e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Serviço
Metalurgia 2018 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 18 a 21 de setembro de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville - SC
Realização:
Apoio:
Organização: Messe Brasil
Credenciamento de visitantes: www.interplast.com.br
Acesso a partir de 14 anos
Fonte: Messe Brasil

Feiras do Brasil (São Paulo-SP)

17/09/2018 00:00:00

Metalurgia concentra tecnologias inovadoras de toda a cadeia de fundição abrangendo máquinas, equipamentos, produtos e serviços
De 18 a 21 de setembro, em Joinville/SC, evento reúne feira e congresso, workshops, competição de solda em realidade aumentada, encontros setoriais e rodada de negócios
De 18 a 21 de setembro, empreendedores e profissionais da indústria de fundição brasileira, reúnem-se em Joinville para a Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. São 120 expositores vindos de 39 diferentes cidades do Brasil, além da China, Espanha e Itália, que ocupam área de 8.000 m² de exposição no Centro de Convenções e Exposições Expoville. A expectativa é receber um público de 12 mil visitantes vindos, principalmente, dos estados brasileiros com a maior relevância no mercado de fundição – SC, PR, RS, SP e MG – e gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios a partir da feira e nos 18 meses seguintes.

Realizada a cada dois anos, a edição de 2016 contemplou o auge da crise e mesmo assim cumpriu a sua missão. “Agora, com o cenário mais favorável, observamos que as empresas buscam tecnologias inovadoras para produzir mais com menos recursos”, avalia Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento. Dedicado a fornecedores das indústrias de metalurgia, fundição, alumínio, siderurgia e serviços, a Metalurgia 2018 recebeu um incremento, com a adesão de 53 novas marcas.

A feira conta ainda com uma série de eventos simultâneos como o congresso técnico Cintec Fundição, organizado pela Unisociesc e voltado para os desafios da indústria 4.0. Pela primeira vez terá Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, em 16 palestras. Outra novidade é o Espaço Portal do Aquecimento Industrial integrado à feira que aborda assuntos relacionados à indústria 4.0, aquecimento industrial e tecnologias voltadas às fundições, além de oferecer 18 palestras gratuitas. Juntas, as palestras dos workshops de expositores e do Portal do Aquecimento somam 36 horas de conteúdo especializado gratuito para profissionais do setor.

Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo Senai e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do Senai, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual. Haverá também um concurso de soldas para estudantes previamente inscritos.

A Rodada de Negócios é outra inovação que reúne à mesma mesa compradores e vendedores do segmento, uma oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez. A Abifa realiza ainda a reunião plenária para associados, com apresentação dos resultados do setor, e por meio do Coinfu, grupo de Não Ferrosos e Fusão/Refratários, realiza Workshops.

Juntas,todas essas atividades fazem da Metalurgia um evento completo e devem atrair um público ainda altamente qualificado em ambiente próprio para negócios e acesso aos mais recentes lançamentos e tecnologias do mercado. “Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops e agilidade em fechamento de negócios por meio da rodada”, destaca Spirandelli. A sede do evento é outro ponto favorável, por ocorrer no centro dos estados mais industrializados do país, equidistante dos polos brasileiros de Metalurgia do RS, PR e SC, e na cidade que concentra uma das principais fundições do mundo, motivos que asseguram o seu sucesso entre expositores e profissionais do setor.

Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia é uma realização da Abifa (Associação Brasileira da Fundição) e têm o apoio da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), do ICZ (Instituto Brasileiro de Metais Não Ferrosos), da Sociedade Brasileira de Metrologia e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Serviço

Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 18 a 21 de setembro de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Convenções e Exposições Expoville - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Credenciamento de visitantes: interplast.com.br
Acesso a partir de 14 anos

Feiras do Brasil (São Paulo-SP)

17/09/2018 00:00:00


1 de 1

Metalurgia concentra tecnologias inovadoras de toda a cadeia de fundição abrangendo máquinas, equipamentos, produtos e serviços
De 18 a 21 de setembro, em Joinville/SC, evento reúne feira e congresso, workshops, competição de solda em realidade aumentada, encontros setoriais e rodada de negócios
De 18 a 21 de setembro, empreendedores e profissionais da indústria de fundição brasileira, reúnem-se em Joinville para a Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. São 120 expositores vindos de 39 diferentes cidades do Brasil, além da China, Espanha e Itália, que ocupam área de 8.000 m² de exposição no Centro de Convenções e Exposições Expoville. A expectativa é receber um público de 12 mil visitantes vindos, principalmente, dos estados brasileiros com a maior relevância no mercado de fundição – SC, PR, RS, SP e MG – e gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios a partir da feira e nos 18 meses seguintes.

Realizada a cada dois anos, a edição de 2016 contemplou o auge da crise e mesmo assim cumpriu a sua missão. “Agora, com o cenário mais favorável, observamos que as empresas buscam tecnologias inovadoras para produzir mais com menos recursos”, avalia Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento. Dedicado a fornecedores das indústrias de metalurgia, fundição, alumínio, siderurgia e serviços, a Metalurgia 2018 recebeu um incremento, com a adesão de 53 novas marcas.

A feira conta ainda com uma série de eventos simultâneos como o congresso técnico Cintec Fundição, organizado pela Unisociesc e voltado para os desafios da indústria 4.0. Pela primeira vez terá Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, em 16 palestras. Outra novidade é o Espaço Portal do Aquecimento Industrial integrado à feira que aborda assuntos relacionados à indústria 4.0, aquecimento industrial e tecnologias voltadas às fundições, além de oferecer 18 palestras gratuitas. Juntas, as palestras dos workshops de expositores e do Portal do Aquecimento somam 36 horas de conteúdo especializado gratuito para profissionais do setor.

Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo Senai e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do Senai, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual. Haverá também um concurso de soldas para estudantes previamente inscritos.

A Rodada de Negócios é outra inovação que reúne à mesma mesa compradores e vendedores do segmento, uma oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez. A Abifa realiza ainda a reunião plenária para associados, com apresentação dos resultados do setor, e por meio do Coinfu, grupo de Não Ferrosos e Fusão/Refratários, realiza Workshops.

Juntas,todas essas atividades fazem da Metalurgia um evento completo e devem atrair um público ainda altamente qualificado em ambiente próprio para negócios e acesso aos mais recentes lançamentos e tecnologias do mercado. “Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops e agilidade em fechamento de negócios por meio da rodada”, destaca Spirandelli. A sede do evento é outro ponto favorável, por ocorrer no centro dos estados mais industrializados do país, equidistante dos polos brasileiros de Metalurgia do RS, PR e SC, e na cidade que concentra uma das principais fundições do mundo, motivos que asseguram o seu sucesso entre expositores e profissionais do setor.

Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia é uma realização da Abifa (Associação Brasileira da Fundição) e têm o apoio da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), do ICZ (Instituto Brasileiro de Metais Não Ferrosos), da Sociedade Brasileira de Metrologia e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Serviço

Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 18 a 21 de setembro de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Convenções e Exposições Expoville - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Credenciamento de visitantes: interplast.com.br
Acesso a partir de 14 anos


Feiras do Brasil (São Paulo-SP)

14/09/2018 00:00:00

Metalurgia reúne tecnologias em máquinas, produtos e serviços para fundição
Feira e Congresso acontecem em Joinville/SC, de 18 a 21 de setembro.
Em setembro, Joinville concentra as tecnologias de ponta em máquinas, equipamentos, matéria-prima e serviços para a fundição na 11ª MetalurgiaFeira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. O evento acontece de 18 a 21 de setembro, em Joinville/SC, em um cenário favorável para essa indústria, considerando que o estado de Santa Catarina ocupa a segunda posição no Brasil na produção de ferro fundido e concentra ampla cadeia de fornecedores do setor.

Bienal, a feira é a principal do Brasil realizada nos anos pares e reúne eventos simultâneos como a Plenária da Abifa, o Cintec Fundição – Feira e Congresso de Inovação Tecnológica e o Espaço dos Especialistas da Engenharia, realizado em parceria com o Portal Aquecimento Industrial. Praticamente todas as grandes empresas do setor no país expõe na Metalurgia, que tradicionalmente recebe visitantes qualificados do Brasil e outros países interessados em negócios e parceiras.

O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking internacional de produção de fundidos, a frente de países como Coréia, Itália e França. Mais da metade da produção nacional de fundidos destina-se a indústria automotiva, abastecendo fabricantes de componentes automotores, autopeças e as próprias montadoras de automóveis, caminhões, ônibus e tratores. A Metalurgia é uma realização da ABIFA – Associação Brasileira da Fundição com a organização da Messe Brasil.

Entre os expositores confirmados destacam-se fornecedores de matérias-primas, sistemas de medição e transporte de materiais, máquinas, equipamentos e serviços, voltados para a automatização de processos e preparo das plantas para a indústria 4.0. “A feira cumpre o seu papel de ferramenta de relacionamento e negócios, consolidando-se como o investimento em marketing B2B mais completo, por possibilitar o contato presencial entre fornecedor e cliente”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

Serviço

Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 18 a 21 de setembro de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhões Expoville – Joinville – SC
Organização: Messe Brasilmetalurgia.com.br

Foundry Gate

06/09/2018 15:00:00

Workshops técnicos devem ampliar público qualificado da Metalurgia Publicada em 2018-09-06
Novidade na Metalurgia 2018, os workshops gratuitos, promovidos por expositores, trazem conteúdo técnico qualificado ao evento e devem atrair um número ainda maior de visitantes qualificados. A Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, será realizada de 18 a 21 de setembro, em Joinville, SC. Confira a programação dos workshops:

18 de setembro – terça-feira

18h – Diferenciais da VCM no Processo de Calderaria – Palestrante: Carlos Roberto Valim – VCM CALDERARIA


19 de setembro – quarta-feira

15h – A digitalização do processo térmico faz com que seus fornos falem com você – Palestrante: Claudio Henrique Goldbach – PERFILTERMICO

16h – As vantagens do uso de inoculates com extronsio e alumínio na fabricação de ferro fundido cinzento – Palestrante: Rob Logan – ELKEM

17h – Recuperação de alumínio para reciclagem – estado da arte em tecnologias de separação por Eddy Current – Palestrante: Leandro Campos Araújo – STEINERT

18h – Alternativas e soluções para análises químicas em metalurgia – Palestrante: Alexandre Braga da Silva – SHIMADZU

19h – Zamac: principais aplicações e desenvolvimento de mercado - Palestrante: Eng. Patrícia Bordon Sarac – ICZ

20h – Coach na Liderança! Em qualquer Tempo – Palestrante: Franco Sales – FTA


20 de setembro – quinta-feira

15h – Benefícios do uso de inoculante com bismuto na fabricação de ferro fundido nodular – Palestrante: Antonio George e Paulo Bataier - FROG Ferro Ligas

16h – Inspeção de raios X. Soluções por Fluroscopia e Tomografia Computadorizada – Palestrante: Carlos Sergio Abib - SHIMADZU

17h – Uso do Carbeto de Silício em Processos de Fundição de Ferros Fundidos – Palestrante: Klebson Luiz Silva - SAINT-GOBAIN

18h – Novas tecnologias de separação de gases atmosféricos para uso na indústria metalúrgica – Palestrante: Otávio Budal – PCIGASES

19h – Impregnação de Metais com Tecnologia Italiana – Palestrante: Cisotto Giorgio – VL Impregnação


21 de setembro – sexta-feira

18h – Particularidades de Sensores de Temperatura – Palestrante: Eduardo Toselli – CONTEMP


As vagas são limitadas e as inscrições estão disponíveis no site da feira: metalurgia.com.br

Serviço

Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 18 a 21 de setembro de 2018

Horário: 14h às 21h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville – SC

Promoção e realização: ABIFA – Associação Brasileira da Indústria de Fundição

Organização: Messe Brasil – www.metalurgia.com.br

Fonte: Messe Brasil

Foundry Gate

17/09/2018 12:00:00

Público pode simular solda em realidade aumentada na Metalurgia
Experiência será disponibilizada no estande do SENAI em parceria com a Weld Vision
Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo SENAI e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual.

O simulador de solda é utilizado por indústrias para capacitação de profissionais e em laboratórios de escolas técnicas para aulas práticas dos cursos de soldador. A solda pode ser simulada virtualmente nos três processos: Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Joacy Alcântara Neto, especialista de operação do simulador da Weld Vision, explica que o treinamento com o simulador garante a prática e habilidade necessária para desenvolver uma situação real, com a vantagem de otimizar o tempo de treinamento do profissional ou estudante, reduzir o consumo de energia, dispensar o uso dos consumíveis de soldagem e peças de trabalho, não emitir gases e não expor o aluno ou profissional em treinamento a condições de risco. “Quando vai para o ambiente fabril o soldador tem os conhecimentos necessários para executar os processos de operação com precisão, na posição e distâncias adequadas e com a postura ideal”, reforça.

O equipamento é formado pelo simulador Weld Vision, software vitalício, máscara leitora de realidade aumentada, luvas, tocha MIG, tocha TIG, porta eletrodo, peças de simulação cilíndricas e planas, suporte de fixação e posicionamento das peças de simulação, simulação para solda em aço carbono, e na versão PRO para alumínio e inox, além de caixa de transporte.

Concurso de solda em realidade aumentada para estudantes

Durante a Metalurgia, o SENAI e Weld Vision também realizam o concurso de solda em realidade aumentada, para 21 estudantes inscritos. Em grupos de três, cada aluno solda dois tipos de junta em cada processo – Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Um comissão de professores do SENAI e da Weld Vison fará a avaliação do resultado na tela do computador. Serão considerados os critérios de uso adequado dos EPIs, velocidade, trajetória e distância do arco, descontinuidades (que revelam defeitos de respingo, porosidade, falta de penetração e mordedura) e acabamento.

As sessões do concurso serão realizadas às 15h e 19h, de terça (18) a quinta (21), e às 15h na sexta-feira (22). Às 19 horas, de sexta-feira, serão divulgados os resultados com premiação dos vencedores. Para o professor do SENAI Célio Cabral Filho, especialista em soldagem, o simulador de solda em realidade aumentada mudou o jeito de dar aula. “O aluno tem mais liberdade, autonomia e responsabilidade em uma condição ideal de aprendizado. O equipamento minimiza os erros na prática e possibilita o uso dos parâmetros adequados”, explica.

Vídeo do simulador em realidade avançada: youtu.be/y3CgN8e8g-I

Fonte: Messe Brasil


Foundry Gate

14/09/2018 18:00:00

Metalurgia oferece 36 horas de conteúdo técnico gratuito para profissionais do segmento
Novidade na Metalurgia 2018, os Workshops promovidos por expositores e pelo Espaço Portal Aquecimento Industrial, trazem conteúdo técnico qualificado ao evento. São 36 horas gratuitas de oportunidade para profissionais do segmento aperfeiçoarem o conhecimento técnico, durante o evento em Joinville, de 18 a 21 de setembro.

O workshop da Saint-Gobain “Uso de carbeto de silício em processos de fundição de ferros fundidos”, na Metalurgia, apresentado pelo engenheiro de materiais Klebson Silva, atual gerente comercial para a linha metalúrgica da empresa, é uma oportunidade para os profissionais do setor compreenderem todos os efeitos do carbeto de silício no processo produtivo em fundição de ferro fundidos. O carbeto de silício (SiC) é um componente inorgânico formado a partir da ligação entre um átomo de silício e um átomo de carbono com coordenação tetraédrica. O carbeto de silício metalúrgico é utilizado como fonte de silício e carbono com baixos níveis de impureza e proporciona uma melhor nucleação no ferro fundido. O grão de carbeto de silício metalúrgico tipicamente possui uma granulometria de 0x10mm e é utilizado em fundições em fornos a indução. Sua pureza pode variar de 70% a 96% dependendo da necessidade de cada fundição. O carbeto de silício também pode s er utilizado na forma de briquete em fornos cubilô.

Com o tema “Inspeção de raios X – Soluções por fluoroscopia e tomografia computadorizada”, o palestrante Carlos Sergio Abib, da Shimadzu, explora as técnicas utilizadas em análises de materiais e processos. Ele detalha que a inspeção por Raio-X é um método de análise não destrutivo que permite a obtenção de imagens termográficas em 3D de peças e materiais, possibilitando a observação da estrutura interna com grande riqueza de detalhes, em função da grande ampliação das imagens. Dessa forma, é possível visualizar e medir características internas complexas, sem demonstrar ou danificar as peças/materiais, o que reduz o tempo de inspeção e facilita o rastreamento de defeitos de fabricação. Em virtude dessas características, a técnica é amplamente utilizada em muitas áreas de pesquisa e desenvolvimento, para análise morfológicas e de alternância de estrutura e, para controle de qualidade relacionados à inspeção de pré-produção, análise de falhas e inspeção de lotes.

A tecnologia desenvolvida pela STEINERT para a separação de materiais em processo de reciclagem de alumínio será demonstrada em workshop na Metalurgia. Com o tema “Recuperação de alumínio para reciclagem – estado da arte em tecnologias de separação por Eddy Current”, Leandro Campos Araújo, detalha como ocorre a separação por correntes de Foucault (Eddy Current), usada para separar materiais metálicos não magnéticos e condutores de materiais não condutores. “Nesse sentido, a linha STEINERT Eddy Current fornece a base econômica para todos os sistemas de reciclagem que envolve a extração de metais não ferrosos, graças à sua confiabilidade, vida útil longa e excelentes resultados operacionais”, explica Leandro. Os equipamentos STEINERT foram desenvolvidos para atender as mais diversificadas aplicações, incluindo a separação de embalagens, escórias, sucata eletrônica, lixo urbano, lascas de madeira, entre outros materiais.

“Faça o seu forno falar com você!”. Esse é o tema do workshop que Claudio H. Goldbach, CEO da Perfil Group, apresenta na Metalurgia 2018, representando a empresa do grupo, a TERMICA Solutions. O trabalho foi o case foi vencedor do Innovation Award no Future Aluminium Forum, realizado em maio, na Itália. A TERMICA Solutions foi premiada por transformar fornos em equipamentos 4.0. Em sua palestra Goldbach demonstrará um exemplo prático de como é possível digitalizar todos os fornos da planta de uma empresa, operando-os no conceito da indústria 4.0, com monitoramento remoto das atividades e evitando exposição de profissionais a atividades de risco. Claudio H. Goldbach é CEO da PERFIL Group, holding controladora de empresas da área térmica no Brasil e Estados Unidos e diretor da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial.

Os “Diferenciais da VCM no Processo de Caldeiraria” estarão na pauta da palestra que abre os workshops de expositores da Metalurgia. Apresentado por Carlos Roberto Valim, CEO da VCM, o workshop evidencia que reinventar também é inovar e que, nos setores mais saturados, pode estar um enorme potencial de inovação. “Justamente porque estão saturados, os processos costumam ser ineficientes e os principais players já estão acomodados. É o ambiente ideal para inovar e se diferenciar no mercado”, explica Valim. “Fora da caixa é o melhor ângulo para enxergar as melhores oportunidades”, acrescenta. A cultura da VCM no setor de fabricação e manutenção é inovar em qualidade e bom atendimento, com foco em atender a necessidade do cliente e planejar soluções customizadas, primando pelo preço, prazo e qualidade.

A programação completa dos Workshops está disponível no site da feira metalurgia.com.br/congresso. Inscrições no mesmo endereço.

Serviço

Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 18 a 21 de setembro de 2018

Horário: 14h às 21h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville – SC

Promoção e realização: ABIFA – Associação Brasileira da Indústria de Fundição

Organização: Messe Brasil – www.metalurgia.com.br

Fonte: Messe Brasil


Foundry Gate

11/09/2018 18:00:00

AMAFOND participa da Metalurgia com três empresas da Itália
A AMAFOND – Associação Italiana dos Fornecedores de Fundição, participa da Metalurgia com três empresas – Idra, Fomet e Progelta. As indústrias são fornecedoras de máquinas e equipamentos com tecnologias de ponta para automatização de processos e modernização de parques fabris de fundição e presença consolidada no mercado internacional.

A Idra é uma indústria de referência no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a fundição sob pressão e fabrica máquinas de pequena tonelagem e grandes células totalmente automatizadas para a indústria automotiva. A empresa conta com equipe de vendas e assistência técnica presentes em todo o mundo.

A Formet é uma empresa líder de mercado na produção de fornos de indução e sistema de vazamento automático, com soluções para grandes fundições e pequenas empresas. Atende indústrias dos segmentos de cobre e latão, torneiras, acessórios, medidores de água, válvulas, entre outras.

Fornecedora de equipamentos para o mercado de fundição e automação, a Progelta tem presença consolidada no mercado global por meio de tecnologias inovadoras, sistemas automatizados e atendimento a grandes grupos industriais. Entres a soluções estão equipamentos de vazamento automático, de movimentação e transporte de panelas de ferro fundido, sistemas automáticos de inoculação e esferoidização, queimadores de pré-aquecimento, sistemas de dosagem e modernização de plantas de fundição.

A AMAFOND foi criada em 1946, por iniciativa de um grupo de empresas do setor de fundição e atualmente reúne as mais qualificadas indústrias italianas de plantas de fundição, máquinas, fusão e fornos industriais e produtos para o segmento.


Fonte: Messe Brasil

Foundry Gate

04/09/2018 18:00:00

A Importância do Uso do carbeto de silício em processos de fundição de ferro fundido.
Carbeto de silício é nossa especialidade
A Saint Gobain convida a todos a visitarem seu stand número 79 na Feira Metalurgia 2018, na Expoville, em Joinville, SC., de 18 a 21 de setembro próximo. É a maior feira do setor metal/mecânico da América do Sul.

Na ocasião será ministrada uma palestra como o título "Uso do carbeto de silício em processos de fundição de ferro fundido". A palestra será ministrada, dia 20/09 das 17:00 hs na sala Margarida No. 12, no mesmo local da Feira, a Expoville.

O palestrante será o Eng. Klebson Luiz Silva.

O Carbeto de Silício (SiC) é produzido à partir do coque de petróleo e quartzo, quando submetidos a um forno a altas temperaturas e possui aplicações diversas nos segmentos de abrasivos, refratários, cerâmica e Metalurgia (siderurgia e fundição).

Na fundição é utilizado como fonte de silício e carbono em fornos cubilô e elétricos a indução. Atua também como nucleante em fundições e tem vantagens técnicas e econômicas quando comparado à adição isolada de FeSi e Carburantes.

Aguardamos você em nosso stand na Feira Metalurgia 2018.


Contato comercial:
ASIC Indústria e Comércio de Produtos Minerais Ltda.
Fone: (47) 3455-2869
Celular: (47) 99101-7198
E-Mails:
atila.schultz@amsic.com.br
vendas@amsic.com.br

Fonte: Saint-Gobain/ASIC


Foundry Gate

03/09/2018 18:00:00

Congresso de fundição está direcionado aos desafios da indústria 4.0
Um dos temas mais comentados atualmente no meio industrial, em todo o mundo, está no debate central do CINTEC 2018 Fundição. A conferência de abertura “Os desafios da fundição 4.0”, dia 18 de setembro, às 19h, será conduzida pelo consultor Luis Carlos Guedes. O evento é organizado pela Unisociesc e acontece simultâneo a feira.

As palestras técnicas estão divididas por macrotemas e começam com “Novas Tecnologias e Inovação Industrial”, dia 18. Às 16h, Cristiano José Piletti, da ArcelorMittal Vega, apresenta “Indústria 4.0 aplicada à gestão de ativos – Estudo de caso ArcelorMittal Vega”. Às 16h40, Claudio Fernandes de Castro, da Schaeffler Brasil, destaca “Novas Tecnologias no Processo Industrial e a Industria 4.0 – Cases”. Às 17h20, Fernando Mauri, da Inductotherm Group Brasil, aborda “Novas tecnologias no processo de fusão por indução para fundição e a Indústria 4.0”.

O segundo dia (19/09) é voltado para “Eficiência Industrial”. Às 16h, Marcelo Francisco Pinto, da PPI Multitask, aborda “Fazendo acontecer a Indústria 4.0 no Brasil”. Às 16h45, Vicente Marcello Massaroti, da Vtech, apresenta “Novas tecnologias na metrologia óptica aplicadas na produção de peças fundidas, uma visão mundial”. Às 17h30, Luiz Roberto Galhardo Egreja, da 3S Dassault Systems, fala sobre “O renascimento industrial - Desafios e oportunidades no mercado da fundição”. A programação encerra com Marco Aurélio Wobeto Meller, da WEG, destacando “A viabilidade do uso de energia eólica em plantas industriais”.

O último dia do congresso (20/09) é voltado para “Manufatura Avançada”. Às 16h, Ana Carolina Franco, da Elipse Software, apresenta “Novas tecnologias em sistemas supervisionados aplicados a indústria 4.0”. Às 16h45, Camilo Bento Carletti, da Cartepillar, fala dos “Desafios da inserção do conceito de indústria 4.0 no setor de fundição”. Às 17h30, José Retorta Garcia, da ABB, demonstra “Robots Colaborativos e Sistemas de Inspeção”. E a programação encerra às 18h15, com Adrian Lucas Los, da WEG, abordando “Metodologias para redução de perdas em fornos elétricos à indução”.

A programação é complementada ainda por Minicursos. Nos dias 18 e 19, das 8h às 12h, as opções são “Inovações em gestão de sistemas de areia verde no processo de fundição”, com Marcelo Medeiros, Adriano Koerich e Edervaldo Silva, da Calriant, e “Inovações tecnológicas em ferramentas de corte para usinagem de ferros fundidos”, com Aldeci Vieira Santos, da Sandvik. Nos dias 21 e 21, a programação contempla “Aglomerantes químicos de fundição”, com Roberto Lopes Castro, da Foseco, e “Manutenção de fornos a indução e operação em fornos a indução”, com Ademir de Figueiredo, da Inductotherm Group do Brasil.


Serviço

Metalurgia 2018Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 18 a 21 de setembro de 2018

Horário: 14h às 21h

Local: Pavilhões Expoville – Joinville – SC

Organização: Messe Brasil

Revista Ferramental (Joinville-SC)

13/09/2018 18:00:00

As principais empresas fornecedoras do setor de fundição, convidam-no para a conhecer os Avanços Tecnológicos do Setor
Metalurgia 2018 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio & Serviços


Motivos para Visitar a Metalurgia 2018:
120 principais empresas fornecedoras para o setor de Fundição de Ferro e Alumínio
Expositores de 39 cidades diferentes do Brasil além de países como China, Itália e Espanha.
36 Horas de Palestras Gratuítas, sendo 16 horas de workshops dos Expositores e 18 horas de palestras voltas ao tema Tratamento Térmico
Rodada de Negócios do Setor de Fundição com a presença de empresas compradoras: Tupy, Schulz, Fremax, Embraco, Marcopolo, Acelor Mittal e LS Tractor e Ciser Parafusos
Congresso Técnico , voltado aos desafios da Indústria 4.0 para as fundições
Oportunidade do ano para relacionar-se com o setor, trocar experiências e fazer NetWorking.

Mais de 40 lançamentos para a indústria de fundição, entre eles:
Tecnologias para Análise de Ligas
Insumos para fundição: Coque Fundição, Coque Siderúrgico, Carvão Cardiff, Bentonita etc.
Sensores e Software de Controles para Fundições
Software para Digitalização de Fornos
Soluções em Ferro Ligas
Novidades em Exaustão e Ventilação para fundições
Sistemas Computadorizados para Operação de Fundições
Serviços Terceirizados de Fundição de Alumínio
Tecnologias para triagem de materiais finos
Jateamento com gelo seco
Tecnologias em Refratários e Revestimentos
Soluções de alinhamento à Indústria 4.0 nas fundições
Serviços de prototipagem rápida para fundições
Equipamentos para macharia, transporte, tratamento e vazamento de metais com tecnologia Italiana
Equipamentos para fundição de metais preciosos
Impregnação de Metais com tecnologia Italiana
Faça já a sua credencial gratuita aqui.


ISO Representação (Porto Alegre-RS)

17/09/2018 11:00:00

Feira da Metalurgia
Data: 18 de Set de 2018 00:00 - 21 de Set de 2018 00:00 Local: Joinville


É a maior feira de metalurgia no ano em todo o Brasil, localizada onde se encontram praticamente todas as grandes empresas do setor no país. A feira, ao longo de 10 edições, apresenta forte e constante presença nacional e internacional de visitantes, com grande volume de negócios realizados.

Garanta hoje mesmo a sua presença nesta grande vitrine do setor metalúrgico, no melhor momento para aproveitar os investimentos da recuperação econômica.


SPECTRO SUL AMERICANA COMÉRCIO LTDA
Estande(s):250

Link para cadastro: messebrasil.sigevent.com


Tecpropro (São Paulo-SP)

17/09/2018 13:00:00

Metalurgia 2018


Feira e congresso internacional de tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços - a TECPROPRO expõe no estande 111 com as parceiras dela.